BAKHTIN, Mikhail.
Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.
GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. 17 ed. Rio de. Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010.
______. Aprender a escrever (re)escrevendo. Campinas: Cefiel/MEC, 2005. Disponível em: <http://www.iel.unicamp.br/cefiel/cursos/cursos_detalhes.php?codigo=12>
______. Os gêneros do discurso.
In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Parâmetros
Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua
portuguesa, 2000.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY,
Bernard. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras; 2010.
FRANCHI, Carlos. Mas o
que é mesmo "gramática"? São Paulo: Parábola, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia
da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª ed, São Paulo: Paz e
Terra, 1998.
______ Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 2011.
2003, p. 261-306.
GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. 17 ed. Rio de. Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010.
GERALDI, João Wanderley.
Portos de passagem. Campinas: Mercado de Letras, 1997.
______ (Org.). O texto na
sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 2001.
HALL, Stuart. A
identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ,
Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.
São Paulo: EPU, 1986.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros
textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mário,
GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros Textuais: reflexões e
ensino. União da Vitória: Kaygangue, 2005, p.17-33.
MARCUSCHI, Luiz Antônio.
Gêneros textuais: definições e funcionalidades. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva.
Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2002.
MENDONÇA, M. C. Língua e
ensino: políticas de fechamento. In: MUSSALIN, Fernanda e BENTES, Anna
Christina. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez,
2001, p 250-262.
MOITA LOPES, Luiz Paulo
da (ORG.). Discursos de Identidades. Campinas: Mercado das letras, 2003.
NEVES, Vanessa Ferraz
Almeida. Pesquisa-ação e
etnografia: caminhos cruzados. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 1, n.
1, São João del-Rei, jun. 2006.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, Mercado de Letras, 2000.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, Mercado de Letras, 2000.
______. Aprender a escrever (re)escrevendo. Campinas: Cefiel/MEC, 2005. Disponível em: <http://www.iel.unicamp.br/cefiel/cursos/cursos_detalhes.php?codigo=12>
Nenhum comentário:
Postar um comentário