Confira abaixo a produção dos integrantes do
Pibid-Letras-Português Ufal.
ARTIGOS E RESUMOS
ALBUQUERQUE,
Júlio Augusto Enders de; SANTOS, Victor Luygg de Melo. Letramento e prática
pedagógica: uma análise das atividades de interpretação do livro didático de
língua portuguesa. In: Congresso Acadêmico Ufal. 8., 2011, Maceió. Anais. Maceió:
Ufal, 2011. Disponível em: < http://www.ufal.edu.br/congressoacademico/anais >
Acesso em 14 maio 2012.
______. O
gênero cordel em produções de alunos do ensino fundamental. Trabalho
apresentado ao VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, São
Cristóvão, 2012.
ALMEIDA, Lívia Dayane Romão de; SANTOS, Thais Christina
dos. Letramento no ensino fundamental: implicações da prática pedagógica
adotada pelo professor nas atividades de escrita. In: Congresso Acadêmico Ufal.
8., 2011, Maceió. Anais. Maceió: Ufal, 2011. Disponível em: < http://www.ufal.edu.br/congressoacademico/anais >
Acesso em 14 maio 2012.
______. Ethos do aluno: representações dos discentes
nas atividades desenvolvidas durante as aulas de língua portuguesa. Trabalho
apresentado ao II Encontro Estadual do Pibid, Maceió, 2012.
ARAUJO, Simone Valéria de. Marcas identitárias em
produções de alunos: hibridismo e fragmentação. In: Congresso Acadêmico Ufal.
8., 2011, Maceió. Anais. Maceió: Ufal, 2011. Disponível em: < http://www.ufal.edu.br/congressoacademico/anais >
Acesso em 14 maio 2012.
GOMES, Amanda Cristina Gonçalves. Língua Portuguesa e
literatura no ensino fundamental: uma relação possível? Trabalho
apresentado ao I Encontro Estadual do Pibid, Maceió, 2011.
LIMA, Jaísa; OLIVEIRA, Djanyne. O gênero crônica em
aulas de Língua Portuguesa: uma reflexão sobre a prática de
ensino. Trabalho apresentado ao I Encontro Estadual do Pibid, Maceió, 2011.
LIMA, Juliana Tereza de Souza; GOMES, Maria de Fátima
Santos. Efeitos de sentido nas produções textuais de alunos do ensino
fundamental. Trabalho apresentado ao I Encontro Estadual do Pibid, Maceió,
2011.
LIMA, Sanielly Ianar Alves de; SOARES, Maria Vanessa da
Silva. Reflexos da oralidade na escrita de textos produzidos no ensino
fundamental. Trabalho apresentado ao I Encontro Estadual do Pibid, Maceió,
2011.
PEREIRA, Bruna Wanderley; SANTOS, Elayne Larissa da Silva; SANTOS, Lúcia de Fátima. A narrativa na escola: a constituição de leitores nas experiências do PIBID. In: V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino - ENLIJE. Campina Grande: Editora Realiza, 2014. Disponível em:< http://www.editorarealize.com.br/revistas/enlije/trabalhos/Modalidade_1datahora_24_05_2014_00_15_00_idinscrito_349_0a16ca2e7a78a746c79f961901d461cb.pdf> Acesso em: 20 mar 2015.
PEREIRA, Bruna Wanderley; SANTOS, Elayne Larissa da Silva; SANTOS, Lúcia de Fátima. A narrativa na escola: a constituição de leitores nas experiências do PIBID. In: V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino - ENLIJE. Campina Grande: Editora Realiza, 2014. Disponível em:< http://www.editorarealize.com.br/revistas/enlije/trabalhos/Modalidade_1datahora_24_05_2014_00_15_00_idinscrito_349_0a16ca2e7a78a746c79f961901d461cb.pdf> Acesso em: 20 mar 2015.
SANTOS, Dorgicleiton da Silva. O gênero carta do leitor na
sala de aula: uma análise discursiva. In: Congresso Acadêmico Ufal. 8., 2011,
Maceió. Anais. Maceió: Ufal, 2011. Disponível em: < http://www.ufal.edu.br/congressoacademico/anais >
Acesso em 14 maio 2012.
______. O ensino de gramática em uma perspectiva
discursiva. Trabalho apresentado à V Semana de Letras-Ufal, Maceió, 2012.
______. O ensino de Língua Portuguesa em uma
perspectiva discursiva: o trabalho com o gênero cartas do leitor na sala
de aula. Trabalho apresentado ao II Encontro Estadual do Pibid, Maceió, 2012.
SANTOS, Dorgicleiton da Silva; CAVALCANTE, Débora. Gramática
e produção de textos: são estes os objetos mais adequados para ensinar a
língua? Trabalho apresentado ao I Encontro Estadual do Pibid, Maceió, 2011.
SANTOS, Emilaine Rose dos. O gênero diário na sala de aula:
o que dizem os alunos sobre eles mesmos? In: Congresso Acadêmico Ufal. 8.,
2011, Maceió. Anais. Maceió: Ufal, 2011. Disponível em: < http://www.ufal.edu.br/congressoacademico/anais >
Acesso em 14 maio 2012.
SANTOS, Gercimara do Nascimento. Um olhar sobre
práticas adotadas por professores em aulas de Língua Portuguesa. In:
Congresso Acadêmico Ufal. 9, 2013, Maceió. Anais. Maceió: Ufal, 2013.
______. Uma reflexão sobre práticas docentes em aulas
de Língua Portuguesa. Trabalho apresentado ao II Encontro Estadual do
Pibid, Maceió, 2012.
SANTOS, Laís Rafael dos. Implicações de uma
perspectiva tradicional de ensino de língua portuguesa na aprendizagem dos
alunos. In: Congresso Acadêmico Ufal. 9, 2013, Maceió. Anais. Maceió:
Ufal, 2013.
SANTOS, Lídia Maria da Silva. Uma experiência com literatura
de cordel em oficinas de leitura e produção de texto. Trabalho apresentado ao
III Encontro de Pós-Graduação em Letras (ENPOLE), São Cristóvão, 2010.
______. Cordel em sala de aula: uma experiência
com a literatura de cordel em oficinas de leitura e produção de textos.
Trabalho apresentado ao Simpósio de Iniciação à Docência, Garanhuns, 2011.
______. A contribuição do cordel para uma reflexão
sobre cultura e identidade do aluno. In: Congresso Acadêmico Ufal. 8., 2011,
Maceió. Anais. Maceió: Ufal, 2011. Disponível em: <http://www.ufal.edu.br/congressoacademico/anais >
Acesso em 14 maio 2012.
______. Posicionamento de alunos diante das
orientações do professor na produção do gênero cordel. Trabalho
apresentado à V Semana de Letras-Ufal, Maceió, 2012.
______. Uma reflexão sobre cultura popular a partir do
gênero cordel. Trabalho apresentado ao II Encontro Estadual do Pibid,
Maceió, 2012.
______. Oficinas de leitura e produção de textos: uma análise dos posicionamentos dos alunos diante das orientações do professor. Trabalho apresentado ao
SANTOS, Lídia Maria da Silva; SIMÕES, Louryne Gouveia de
Oliveira. Gramática: relação entre práticas de ensino e concepções.
Trabalho apresentado ao I Encontro Estadual do Pibid, Maceió, 2011.
SANTOS, Lúcia de Fátima; STELLA, Paulo. Ser professor de língua portuguesa na complexidade: resistências e avanços. Revista Letras, Santa Maria, v. 22, n. 44, p. 133-152, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/revistaletras/artigos_r44/artigo_06.pdf> Acesso em 17 nov. 2012.
SANTOS, Lúcia de Fátima. Lendo, escrevendo e refletindo sobre docência: vivências e possibilidades no Pibid/Letras. In: LUIS, Suzana; SANTOS, Lúcia de Fátima; SILVA, Sandra (Org.). Universidade e escola: diálogos sobre formação docente. Recife : Editora universitária UFPE, 2012.
______. Formação docente nas práticas pedagógicas do Pibid: a constituição do professor como pesquisador. In: SIMÕES, Darcilia Marindir Pinto; FIGUEIREDO; Francisco José Quaresma de (Orgs.). Metodologias em/de Linguística Aplicada para ensino e aprendizagem de línguas. Campinas: Pontes, 2014. (p. 13-32).
SANTOS, Lúcia de Fátima; SOUTO MAIOR, Rita. Discursos envolventes na prática retórica de alunos de Letras: argumentando sobre a formação. In: GERHARDT, Ana Flávia (Org.) Ensino-aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2013. (p.275-297).
SANTOS, Lúcia de Fátima ; SOUTO MAIOR, Rita; LIMA, Antônio Carlos Santos de. Refletindo sobre letramento e responsividade na formação docente. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, p. 111-130, 2014. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19354> Acesso em: 20 mar 2015.
SANTOS, Lúcia de Fátima ; SOUTO MAIOR, Rita; LIMA, Antônio Carlos Santos de. Reflecting on Literacy and Responsiveness in Teacher Education / Refletindo sobre letramento e responsividade na formação docente. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, p. 116-136, 2014. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/viewFile/19354/15601> Acesso em: 20 mar 2015.
SANTOS, Victor Luygg de Melo. A leitura de músicas dos
anos 80: a compreensão responsivo-ativa de alunos. Trabalho apresentado ao
II Encontro Estadual do Pibid, Maceió, 2012.
_____. A leitura de músicas: uma análise da compreensão
de alunos do ensino fundamental. In: Congresso Acadêmico Ufal. 9., 2013,
Maceió. Anais. Maceió: Ufal, 2013.
SILVA, Camila René Barros da; SANTOS, Arenato da Silva.
Espaços e mo(vi)mentos de interlocução: uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa
nas experiências do PIBID. In: Congresso Acadêmico Ufal. 8., 2011,
Maceió. Anais. Maceió: Ufal, 2011. Disponível em: <http://www.ufal.edu.br/congressoacademico/anais >
Acesso em 14 maio 2012.
SILVA, Camila René Barros da; SANTOS, Arenato da
Silva. Uma reflexão sobre a prática pedagógica no ensino de Língua
Portuguesa. Trabalho apresentado ao I Encontro Estadual do Pibid, Maceió,
2011.
SILVA, Jonathan Everton Bento. Professor de primeira viagem: uma reflexão sobre a prática pedagógica de um professor iniciante. Revista Bem Legal: Porto Alegre, v. 2, n. 2, 2012. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicao-atual/2.18-professor-de-primeira-viagem-uma-reflexao-sobre-a-pratica-pedagogica-de-um-professor-iniciante> Acesso em 17 nov. 2012.
SILVA, Jonathan Everton Bento; LIMA, Sanielly Ianar Alves
de. A relação identidade e leitura/escrita no Ensino Fundamental. In:
Congresso Acadêmico Ufal. 8., 2011, Maceió. Anais.Maceió: Ufal, 2011.
Disponível em: < http://www.ufal.edu.br/congressoacademico/anais >
Acesso em 14 maio 2012.
______. A modalização na produção textual de alunos do
Ensino Fundamental. Trabalho apresentado ao II Encontro Estadual do Pibid,
Maceió, 2012.
SOARES, Maria Vanessa da Silva. Heterogeneidade discursiva
no gênero Diário: que vozes perpassam o dizer de alunos do ensino fundamental?
. In: Congresso Acadêmico Ufal. 8., 2011, Maceió. Anais. Maceió:
Ufal, 2011. Disponível em: <http://www.ufal.edu.br/congressoacademico/anais >
Acesso em 14 maio 2012.
______. Letramento e polifonia: as múltiplas
vozes constitutivas da língua. Trabalho apresentado à V Semana de Letras-Ufal,
Maceió, 2012.
______.Polifonia na produção textual: o cruzamento de vozes
na construção dos efeitos de sentido. Trabalho apresentado ao II Encontro
Estadual do Pibid, Maceió, 2012.
______.Interação no discurso dos alunos: a construção
dos sentidos. In: Congresso Acadêmico Ufal. 9., 2013, Maceió. Anais. Maceió:
Ufal, 2013.
_____.Polifonia nos textos de alunos do ensino fundamental: a construção dos efeitos de sentido. Trabalho apresentado ao
______.Polifonia na escrita autobiográfica dos alunos. Trabalho apresentado ao VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, São Cristóvão, 2012.
SOUZA, Elienai Soares. Marcas de identidade(s) em
desenhos de alunos do ensino fundamental: uma análise de textos
não-verbais. In: Congresso Acadêmico Ufal. 9., 2013, Maceió. Anais. Maceió:
Ufal, 2013.
______. Marcas de identidade no texto-não verbal: uma
análise de desenhos de alunos do ensino fundamental. Trabalho apresentado ao II
Encontro Estadual do Pibid, Maceió, 2012.
TENÓRIO, Priscila; ARAUJO, Simone Valeria. Identidade
autoral: indícios de singularidades na escrita autobiográfica dos alunos. Trabalho
apresentado ao I Encontro Estadual do Pibid, Maceió, 2011.
TRABALHOS
DE CONCLUSÃO DE CURSO
ALMEIDA, Lívia Dayane Romão de. Ethos do aluno considerado
indisciplinado no ensino básico: constituindo
olhares dentro da sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação
em Letras - Português) - Universidade Federal de Alagoas.
NASCIMENTO, Cássia Gillânia Santos. Ethos do aluno considerado
disciplinado: uma análise sobre a
constituição especular desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa. 2014.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) -
Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, Dorgicleiton da Silva. O gênero carta do leitor na sala de
aula: uma abordagem discursiva.
2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa)
- Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS,
Emilaine Rose dos. O gênero
diário na sala de aula: o que
dizem os alunos sobre eles mesmos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS,
Fabrício Casado dos. Marcas de
modalização nos comentários de professores em formação inicial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, Gercimara do Nascimento. Reflexões sobre a formação inicial de
professores de Língua Portuguesa no Pibid. 2014.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) -
Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, Laís Rafael dos. As
implicações de uma concepção tradicional de ensino de Língua Portuguesa na
formação dos alunos. 2014.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de
Alagoas.
SANTOS, Lídia Maria da Silva.O gênero Cordel em oficinas do
PIBID: a posição dos alunos às
orientações das professoras. 2014. Traba lho de Conclusão de Curso (Graduação
em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.
SOARES, Maria Vanessa da Silva. Polifonia: o entrecruzamento de vozes na
construção dos efeitos de sentido. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.
SOUZA, Elienai Soares. A
construção do professor reflexivo em oficinas de leitura e produção de textos: analisando experiências do
Pibid-Letras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) -
Universidade Federal de Alagoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário