O psicólogo suíço Bernard Schneuwly diz que
os professores precisam de material didático para trabalhar com leitura e
escrita
Bernard Schneuwly. Foto: Rogério Albuquerque
Você pode não conhecê-lo pelo nome, mas o trabalho do suíço
Bernard Schneuwly, professor da Universidade de Genebra, já deixou de ser
novidade há algum tempo, principalmente para quem leciona Língua Portuguesa.
Suas ideias sobre gêneros e tipos de discurso e linguagem oral estão nos
Parâmetros Curriculares Nacionais. Desde a década de 1980, o psicólogo e doutor
em Ciências da Educação, pesquisa como a criança aprende a escrever. Os estudos
resultaram na criação de sequências didáticas para ensino de expressão escrita
e oralidade. Os conceitos presentes nesse material didático se difundem aos
poucos no Brasil. Schneuwly vem colaborando com a Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo em trabalhos na área e pesquisadores da instituição estão
publicando uma coleção com sequências didáticas inspiradas no modelo suíço. A
seguir, os principais trechos da entrevista que ele concedeu a NOVA ESCOLA.
O que seus estudos propõem de novo no ensino
da língua?
Colocamos a questão da comunicação no centro
do ensino da língua materna. Esta é a mudança mais significativa: dar às
crianças mais possibilidades de ler, de escrever textos, de aprender gramática
e ortografia em função da comunicação.
As aulas de gramática devem ser dadas em função dos textos?
É essencial ensinar as crianças a ler e a produzir textos. Quando
começam a estudar elas têm de realizar essas tarefas e, de maneira geral, não
se dá importância suficiente à questão. Isso não significa deixar de dar também
um pouco de gramática à parte. É possível fazer isso analisando sentenças
complexas extraídas dos próprios textos. Há ainda uma outra maneira, mais forte
na Suíça: pedir que os estudantes escrevam sentenças que depois são usadas para
análise e aprendizado.
Quanto tempo da aula deve-se dedicar à gramática?
Em meu país, e eu sei que aqui acontece o mesmo, cerca de 70% ou
80% do ensino da língua corresponde a gramática e ortografia e apenas 20% ou
30% a leitura e escrita. Temos trabalhado para chegar a um equilíbrio. Além
disso, acho que há gramática demais nas séries iniciais e de menos nas finais.
Na Suíça, depois do ensino elementar, os estudantes aprendem apenas literatura.
Mas há problemas gramaticais complexos que poderiam ser estudados por jovens de
16, 17, 18 anos.
Por que há um peso maior em ortografia e gramática?
Por que há um peso maior em ortografia e gramática?
Porque é mais fácil dar aulas sobre esses dois temas. Existem
livros didáticos e dicionários disponíveis. No entanto, muitos educadores não
sabem o que fazer no momento de trabalhar leitura e escrita. Eles precisam de
material para isso.
É o trabalho que o senhor vem desenvolvendo na Suíça?
É o trabalho que o senhor vem desenvolvendo na Suíça?
Sim. Em 1990 houve uma demanda oficial do
governo para que o grupo de pesquisa do qual faço parte criasse um material que
ajudasse a ensinar expressão escrita e oralidade. Ao mesmo tempo os docentes
diziam, em congressos, que precisavam lecionar comunicação mas não tinham
métodos. O fato de os professores terem pedido mudanças foi muito importante.
Era sinal de que eles estavam prontos para adaptar-se. Mais do que se tivesse
havido uma imposição.
Como é o material?
São quatro volumes. Um destinado para 1ª e 2ª séries, um para 3ª e
4ª, outro para 5ª e 6ª e o último para 7ª , 8ª e 9ª. Em todos eles há uma
apostila que deve ser usada pelo aluno e outra pelo professor, escrita para que
ele possa usá-la sem dificuldade, com apenas um dia de treinamento. São cerca
de 40 seqüências didáticas para diferentes tipos de texto: científico, ficção
científica, histórias de aventuras, crítica literária, entre outros.
A oralidade também é trabalhada?
A oralidade também é trabalhada?
Sim. As crianças a desenvolvem ao fazer uma entrevista, participar
de um debate ou expor um tema para uma platéia, por exemplo.
Recursos como esses conseguem mudar o trabalho do docente? Ou ele precisa de mais formação?
Recursos como esses conseguem mudar o trabalho do docente? Ou ele precisa de mais formação?
Esse é um problema importante e sua solução deve levar um longo
tempo. Há dois pontos envolvidos. Um é a formação inicial. A nova geração tem
uma educação melhor e consegue trabalhar da maneira que propomos com mais
facilidade. Por outro lado, há a necessidade de formar aqueles que já estão na
ativa, que são numerosos. Com o material em mãos, a capacitação pode se dar na
teoria e na prática.
Como as sequências são usadas?
Como as sequências são usadas?
A criança entra em contato com vários gêneros de texto que serão
vistos novamente no futuro. Na primeira vez que estuda entrevista, por exemplo,
ela está no 4º ano. Nessa fase, conhece técnicas simples e vai entrevistar um
funcionário do colégio. Ela prepara o questionário mas aprende que, se formular
as questões espontaneamente, conseguirá melhor resultado. Uma folha pode ser
levada com a relação de perguntas de um lado e, no verso, palavras-chave. A
consulta será feita só se houver problemas. Outra dica é perguntar algo sobre o
que o entrevistado acabou de falar, e não apenas emendar uma questão da lista
na outra.
Quando esse mesmo tema será visto novamente?
Quando esse mesmo tema será visto novamente?
No 8º ano, só que com técnicas mais elaboradas. Nessa fase, os
alunos estão estudando os diferentes modos de falar. Por isso, têm que
entrevistar estrangeiros que aprendem francês em Genebra, ou especialistas em
oralidade, como um padre ou um advogado. Eles vão ouvir, ler, analisar,
observar, comparar, fazer, escrever. Vão aprender também como redigir a
abertura do artigo, apresentando o entrevistado. Nosso método leva à análise e
à produção de um gênero.
O programa se desenvolve em forma de espiral?
O programa se desenvolve em forma de espiral?
Exatamente. O estudante vê determinado gênero uma vez, depois uma
segunda e, às vezes, até uma terceira. Debates, por exemplo, são estudados na
3ª, na 6ª e na 9ª séries. A primeira coisa que ele aprende é a ouvir o que está
sendo dito. Isso porque é importante usar o que o interlocutor disse,
integrando as palavras dele ao seu próprio discurso. Outra coisa: se uma pessoa
fala algo que deve ser contestado, isso deve ser feito de maneira não
agressiva. São muitas as técnicas.
Aprendemos, de maneira natural, os gêneros orais primeiro. Nas aulas eles devem ser ensinados antes dos escritos?
Aprendemos, de maneira natural, os gêneros orais primeiro. Nas aulas eles devem ser ensinados antes dos escritos?
Eles podem ser vistos ao mesmo tempo. A escola não ensina a falar.
E os brasileiros, particularmente, se expressam muito bem. As crianças daqui
são fantásticas! O que precisamos é prepará-las para situações formais, como um
debate, uma exposição para um grupo. Para nós, pode começar ao mesmo tempo,
porque a escrita ajuda a oralidade e vice-versa.
A psicolinguista argentina Emilia Ferreiro defende há mais de 20 anos a utilização de textos variados, principalmente em substituição à cartilha. Há relações entre as ideias defendidas por ela e as suas?
A psicolinguista argentina Emilia Ferreiro defende há mais de 20 anos a utilização de textos variados, principalmente em substituição à cartilha. Há relações entre as ideias defendidas por ela e as suas?
Acho que dizemos a mesma coisa com outro nome. Talvez uma
diferença esteja no fato de que nós, quando trabalhamos com um gênero, nos
aprofundamos bastante nele. Isso leva uma semana, duas, até quatro. Uma outra
possível diferença é que Emilia Ferreiro trabalha apenas com os pequenos e nós,
até com os adolescentes. Mas as idéias provavelmente não são contraditórias. O
importante é que os gêneros representam textos como são vistos nas situações
diárias.
Existe um tipo de texto que só é visto na sala de aula?
Existe um tipo de texto que só é visto na sala de aula?
Quando você aprende um gênero durante as aulas ele sai da situação
social e se transforma num gênero escolar. Uma entrevista feita nessa situação
não é a mesma coisa que uma realizada por um profissional. Para nós não há
problema nisso, porque acreditamos que a escola é uma instituição social onde
as pessoas aprendem. Então, é absolutamente necessário que faça adaptações.
Emilia Ferreiro critica as cartilhas por serem textos que não existem fora da
classe. Não concordo com ela nesse ponto.
Por quê? Isso não é verdade?
Por quê? Isso não é verdade?
A ideia de Ferreiro é velha porque parece ruim haver diferença
entre a vida real e a escola. É claro que não deve haver uma grande diferença.
Mas alguma, sim. Na escola há uma situação social real para a aprendizagem. Lá
pode-se correr riscos e cometer erros. Um jornal serve para informar as
pessoas. Se você o leva para a sala de aula, ele não está lá mais para esse
fim, mas para ser aprendido. Queiramos ou não, não é mais o mesmo contexto
social.
Quando um professor leva diversos materiais para a sala de aula, está trabalhando com diferentes gêneros de texto?
Quando um professor leva diversos materiais para a sala de aula, está trabalhando com diferentes gêneros de texto?
Não. Gênero é a forma mais ou menos convencional que um texto
assume: uma entrevista, uma receita culinária, uma história de aventura. Quando
você lê um jornal, por exemplo, há muitos gêneros dentro dele e a criança tem
que aprender isso.
Gêneros são conteúdos ou ferramentas de trabalho?
Gêneros são conteúdos ou ferramentas de trabalho?
São os dois. É muito fácil explicar isso quando se pega uma
receita culinária. Ela é um gênero, tem uma certa forma lingüística, uma
estrutura, um vocabulário, mas ao mesmo tempo é, claro, uma ferramenta usada
numa situação de comunicação. Transmite a uma pessoa como se prepara uma
omelete, por exemplo. Sem essas formas estabelecidas, a comunicação seria muito
complicada. Se você não soubesse como é uma entrevista, como seria nossa
comunicação nesse momento?
Os estudantes expostos a essa metodologia aprendem mais do que a ler e escrever de maneira adequada?
Os estudantes expostos a essa metodologia aprendem mais do que a ler e escrever de maneira adequada?
Com certeza. Por exemplo, quando os ensinamos a escrever uma carta
para um jornal sabemos que, provavelmente, eles não terão necessidade de
produzir muitos textos desse tipo. Mas, nesse processo, aprenderão também a
argumentar. Eles adquirem capacidades, principalmente capacidades gerais de
comunicação.
Quer saber
mais?
Os Gêneros Escolares: das Práticas de Linguagem aos Objetos de
Ensino, Bernard
Schneuwly e Joaquim Dolz, Revista Brasileira de Educação, nº 11, maio a agosto
de 1999, Anped, tel. (21) 2234-5700
Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso (Conto de Fada, 64 págs., Narrativa de Enigma, 116 págs., Fábula, 88 págs., Notícia, 96 págs.), Jacqueline Peixoto Barbosa (coord.), Ed. FTD, tel. 0800 15-8555. 13,50 cada um
Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso (Conto de Fada, 64 págs., Narrativa de Enigma, 116 págs., Fábula, 88 págs., Notícia, 96 págs.), Jacqueline Peixoto Barbosa (coord.), Ed. FTD, tel. 0800 15-8555. 13,50 cada um
FONTE: Nova Escola
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