ODISSEIA
(ISSN 18832435: versão eletrônica)
PERIÓDICO CIENTÍFICO
DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de LetrasFones (84) 32153584 e (84) 32119212
www.posgraduacao.ufrn.br//ppgel
Pesquisadores doutores, brasileiros e estrangeiros, poderão enviar artigos inéditos para publicação no periódico científico Odisseia, no primeiro semestre de 2013.
Visando atender à demanda de novos pesquisadores e estudiosos da Linguística e da Literatura, a partir do nº 10, o periódico científico Odisseia se constituirá também com vídeos contendo os resumos dos artigos traduzidos em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Pesquisadores surdos e outros da área, que queiram submeter seus trabalhos, poderão apresentá-los em LIBRAS (forma opcional), ressaltando-se que a forma escrita é obrigatória. A preparação dos vídeos deverá seguir as normas colocadas neste edital.
O periódico científico Odisseia publica artigos nas áreas de Estudos Linguísticos e Literários, em português e inglês.
Os trabalhos serão submetidos à avaliação e aprovação de dois especialistas, membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc, nas respectivas áreas de domínio desses trabalhos.
O conteúdo dos trabalhos é da inteira responsabilidade de seus autores.
ESTUDOS LITERÁRIOS nº 10
Organizador: Prof. Dr. Derivaldo dos Santos
Prazo para encaminhamento: até 19 de abril de 2013
Publicação: julho/2013
Proposta temática: Modernidade, Literatura e Ensino
ESTUDOS LINGUÍSTICOS. nº 11
Organizador: Profª Drª Alessandra Castilho
Prazo para encaminhamento: até 22 de junho de 2013
Publicação: novembro de 2013
Proposta temática: Tradições Discursivas
Contato: ph.duque@uol.com.br
INSTRUÇÕES AOS AUTORES
• Página de cadastro e submissão de artigo:
http://www.periodicos.ufrn.br/index.php/odisseia/user/register
Fonte: UFRN
Prazo para encaminhamento: até 19 de abril de 2013
Publicação: julho/2013
Proposta temática: Modernidade, Literatura e Ensino
Dossiê: Estudo das relações entre processos formativos contextualizados na Modernidade, especialmente no que diz respeito ao uso da literatura no sistema escolar; a tradição e sua função no sistema educativo; o ensino de literatura no ensino fundamental e médio e sua função no processo educacional; as contribuições da Literatura Comparada para novas metodologias de ensino de literatura. Volta-se para o entorno da obra literária privilegiando os estudos de recepção e de outros fenômenos socioculturais, como a leitura e o ensino, sem deixar de considerar a investigação sobre os sistemas literários, sobre a tradição e os processos formativos.
Organizador: Profª Drª Alessandra Castilho
Prazo para encaminhamento: até 22 de junho de 2013
Publicação: novembro de 2013
Proposta temática: Tradições Discursivas
Dossiê: Nas últimas décadas, os estudos sobre a formação do Português Brasileiro (PB) têm sido influenciados por uma nova visão de Linguística Histórica que entende que a mudança linguística não é um processo linear, mas diferenciado e ligado à variedade de textos. Refletindo as repercussões que o paradigma de Tradições Discursivas alcançou na investigação linguística da diacronia da língua e dos textos no Brasil, o I Simpósio Internacional de Estudos de Tradições Discursivas, realizado em Natal (01 a 03/10/2012), deu oportunidade à divulgação e discussão desse paradigma nos estudos do PB e do Espanhol. Neste dossiê, apresentamos uma série de questões teóricas e aplicadas no âmbito dos estudos de tradições discursivas, proporcionando uma discussão aprofundada sobre a inclusão desse paradigma na investigação linguística.
Outros lugares: além de pesquisas relativas ao tema deste número, podem ser enviados trabalhos que versem sobre assuntos variados, nas áreas dos Estudos Linguísticos e Literários.
Os trabalhos devem ser elaborados com base nas instruções abaixo e submetidos on line pelo endereço:http://www.periodicos.ufrn.br/index.php/odisseia
Contato: ph.duque@uol.com.br
INSTRUÇÕES AOS AUTORES
• Página de cadastro e submissão de artigo:
http://www.periodicos.ufrn.br/index.php/odisseia/user/register
• Os artigos devem ter de 15 a 20 páginas, digitadas em fonte Arial, corpo 12, espaçamento 1,5 e margens 2,5cm, em papel tamanho A4.
• O título, com a primeira letra maiúscula, deve estar destacado em negrito, com alinhamento centralizado e entrelinha simples. Na linha seguinte, deve ser indicada a versáo do título em inglês.
• O resumo, de 100 a 150 palavras, em português e em inglês, deve ser em corpo 11, alinhamento justificado, entrelinha simples. O termo “Resumo” deve estar em negrito, seguido de dois pontos.
• As palavras-chave, em português e em inglês, devem ter a mesma configuraçáo do resumo. O termo “Palavras-chave” deve estar em negrito, seguido de dois pontos. Extensáo de 3 a 5 palavras, separadas entre si por ponto e vírgula e concluídas com ponto final. Para facilitar a localizaçáo em consultas bibliográficas, as palavras-chave devem corresponder a conceitos gerais da área do trabalho.
• Imagens, quadros ou gráficos que acompanharem o texto devem: constar dentro do documento no espaço previsto e ser enviados em arquivos separados, para o caso de problemas na formataçáo.
• Artigos que utilizem símbolos fonéticos devem ser salvos incorporando fontes “true type”.
• As referências, com a primeira letra maiúscula, destaque em negrito, entrelinha simples, devem seguir as normas da ABNT, com os nomes completos dos autores ou organizadores das obras, bem como com a indicaçáo de tradutores, quando for o caso.
ATENÇÃO: APÓS O ACEITE DO ARTIGO e a sua revisão final, os autores deverão colocar um breve curriculum (em português, fonte 11, alinhamento justificado) na última página, em seguida às referências, informando instituição de origem, cargos acadêmicos, se o artigo resulta de projeto de pesquisa, se é financiado, entre outras informações consideradas relevantes e que tenham relação com o conteúdo do artigo. Informar e-mail para contato.
Fonte: UFRN
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