Projetos do Pibid devem alcançar 20 mil alunos de escolas públicas alagoanas
Texto: Ana Paula Lins
Foto: Valdir Rocha
Trinta e cinco escolas da rede pública estadual serão contempladas com projetos do Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal (Pibid/Ufal). A medida foi anunciada na manhã desta segunda-feira (2) em solenidade no auditório da Reitoria da Ufal, com a presença de bolsistas, supervisores e coordenadores do programa.
Foto: Valdir Rocha
Trinta e cinco escolas da rede pública estadual serão contempladas com projetos do Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal (Pibid/Ufal). A medida foi anunciada na manhã desta segunda-feira (2) em solenidade no auditório da Reitoria da Ufal, com a presença de bolsistas, supervisores e coordenadores do programa.
O Pibid é um programa de iniciação à docência que consiste na concessão de bolsas para alunos de cursos de licenciatura para que os mesmos participem e desenvolvam projetos em escolas da Educação Básica. Estes alunos passarão por um processo seletivo e, se aprovados, serão acompanhados por supervisores da rede estadual ou municipal e coordenadores de área da universidade.
Este ano, o programa vai contemplar 65 escolas públicas alagoanas, das quais 35 da rede estadual e 30 da municipal, alcançando, em média de 15 a 20 mil alunos.
Expansão e parceria – Desde 2009, quando foi lançado, o Pibid registrou um aumento na quantidade de bolsas cedidas e no número de cursos de licenciatura atendidos. Inicialmente, eram atendidos apenas os cursos de Exatas, mas hoje, o programa atinge as licenciaturas de Biologia, Ciências Sociais, Dança, Teatro, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.
O número de bolsas cedidas também aumentou, passando de 250 para 729. Segundo o pró-reitor de Graduação da Ufal, Amauri Barros, o Pibid é, atualmente, o maior programa de concessão de bolsas acadêmicas para alunos de licenciatura da universidade, superando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).
“A importância do Pibid se dá pelo fato de que, por meio dessa interação entre as três esferas da rede pública, o nosso aluno, o futuro professor da Educação Básica, tem a chance de conhecer a realidade de escola pública, recebendo um aporte metodológico e teórico”, destaca.
Maria do Carmo Silveira, superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação na SEE, também faz uma avaliação positiva do programa. “O Pibid é um programa que nos traz muita alegria, pois estreitamos nossos laços com a universidade, o que proporciona um fortalecimento pedagógico onde ganham os dois lados: os alunos da Ufal, que tem a chance de vivenciar o dia a dia de nossas escolas e os estudantes de nossa rede, que se beneficiam dos projetos realizados. O crescimento do programa nestes últimos anos é uma prova do seu êxito”, avalia Maria do Carmo.
FONTE: SECRETARIA DE EDUCAÇÂO
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