quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Bolsa de estudo nos EUA para professores de inglês das escolas federais

Professores de inglês que lecionam em escolas federais de educação, ciência e tecnologia podem concorrer a uma bolsa de estudos para os Estados Unidos. As inscrições para o programa de capacitação profissional estão abertas até o dia 13 de outubro deste ano. A iniciativa é uma parceria entre aSecretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Serão selecionados 152 professores para participar do curso de capacitação nas instituições consorciadas do Northern Virgínia Community College (Nova). O programa terá duração de oito semanas e contará com duas turmas selecionadas: uma para começar em janeiro de 2016 e outra em julho do mesmo ano.
 Para participar, o candidato terá que comprovar proficiência em língua inglesa, por meio do exame do TOEFL, ter nacionalidade brasileira e estar trabalhando como professor de inglês em uma das instituições da rede federal de ensino.
 A inscrição deverá ser feita via internet, pelo sistema eletrônico de candidaturas da CAPES. No momento da inscrição, o candidato deverá anexar, além dos documentos que comprovem proficiência em língua estrangeira e exercício em instituição federal, uma carta de intenções, com no máximo duas páginas, currículo lattes atualizado, diploma de graduação, histórico escolar e uma autorização por escrito da escola em que leciona para participar do programa.
 Entre os benefícios oferecidos pela bolsa de estudo da CAPES e SETEC estão o auxílio com mensalidade, no valor de US$ 200 mensais, transporte, alimentação e seguro-saúde. O objetivo do projeto é fortalecer o domínio de habilidades linguísticas dos professores, aumentar os conhecimentos em práticas pedagógicas e criar a oportunidade para que compartilhem experiências sobre o ensino de inglês.
Em troca, os candidatos selecionados terão que desenvolver um plano de trabalho de, no mínimo, um ano para o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). As atividades propostas no plano deverão ser realizadas, posteriormente, em escolas da rede pública. 
Para mais informações, consulte a Chamada Pública da SETEC. Para fazer sua inscrição, acesse a página oficial da Sicapes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário