Sugestões Bibliográficas

Reservamos este espaço para mostrarmos a fundamentação que rege o nosso trabalho. Veja abaixo a lista com o acervo bibliográfico utilizado em nosso projeto.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.
______. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua portuguesa, 2000.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras; 2010.

FRANCHI, Carlos. Mas o que é mesmo "gramática"? São Paulo: Parábola, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª ed, São Paulo: Paz e Terra, 1998.

______ Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
2003, p. 261-306.

GARCIAOthon MComunicação em Prosa Moderna. 17 ed. Rio de. Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010.


GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. Campinas: Mercado de Letras, 1997.
______ (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 2001.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mário, GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros Textuais: reflexões e ensino. União da Vitória: Kaygangue, 2005, p.17-33.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definições e funcionalidades. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2002.

MENDONÇA, M. C. Língua e ensino: políticas de fechamento. In: MUSSALIN, Fernanda e BENTES, Anna Christina. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001, p 250-262.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da (ORG.). Discursos de Identidades. Campinas: Mercado das letras, 2003.

NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Pesquisa-ação e etnografia: caminhos cruzados. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 1, n. 1, São João del-Rei, jun.  2006.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, Mercado de Letras, 2000.

______. Aprender a escrever (re)escrevendo. Campinas:  Cefiel/MEC, 2005. Disponível em:  <http://www.iel.unicamp.br/cefiel/cursos/cursos_detalhes.php?codigo=12>

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